alquimia

 

 

        Em atividade desde 1991, o grupo Alquimia do Instituto de Química da UNESP (Campus de Araraquara) é um dos mais antigos grupos de teatros em química em atividade no país. Foi criado por iniciativa de alunos da turma de 1988, que sentiram em suas cidades de origem um desconhecimento da UNESP como Universidade Estadual e da Química como Ciência. Preocupados com essa realidade, reuniram-se com alguns professores interessados em melhorar a imagem da Química frente à sociedade e iniciaram o trabalho, selecionando textos que logo transformaram-se em peças teatrais. Esta proposta de trabalho tem como objetivo divulgar a química como ciência central relacionada aos produtos e processos do cotidiano que envolvam transformação químicas, sempre enfocando aspectos do dia-a-dia, como alimentos, produtos de limpeza, bens de consumo, meio ambiente, tecnologia e ainda aspectos de desenvolvimento histórico da Química.

       Além de permitir a divulgação de ciência e tecnologia para o público, o grupo de teatro possibilita também uma atividade não-formal na formação dos discentes do curso de Química, desenvolvendo a capacidade de mobilização de conhecimentos sobre os conteúdos disciplinares teóricos e práticos para resoluções de problemas dentro e fora do ambiente escolar.

       A divulgação é baseada em um tema do cotidiano ilustrado em uma cena utilizando-se o método de teatralização para transmitir os fatos observados na experiência dentro de um contexto dirigido, seguido da interpretação e explicação do fenômeno abordado com experimentos e outros recursos necessários para o devido esclarecimento. O grupo utiliza experiências de química para dar efeitos especiais às cenas das peças teatrais que são elaboradas pelos alunos com auxílio dos docentes, de forma que, além de entreter o público, conteúdos de ciência e tecnologia são transmitidos de forma lúdica aos espectadores através de explanações, exemplos, imagens, sons e experiências.







 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner